Piauí Terra Querida

Animação feita em flash

 
Domingo, 16 de junho de 2019
Tamanho da Letra
RSS
 
Encerrado fórum de desenvolvimento em Teresina
05/10/2007 08:53
por Ana Maria Costa
Foto: Francisco Leal
Termina Fórum de Desenvolvimento
Termina Fórum de Desenvolvimento

O 11º Fórum de Desenvolvimento do Piauí foi encerrado nesta quinta-feira, 4, em Teresina, reunindo representantes dos 30 municípios que compõem o Território Entre Rios. De iniciativa do Governo do Estado, foram realizados, desde o dia 27 de agosto, 11 eventos em diferentes regiões do Piauí com a participação de representantes dos municípios, de entidades sindicais, de organismos governamentais e não-governamentais e da sociedade civil organizada para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2008-2011.

Participaram da solenidade de encerramento dos trabalhos o secretário do Planejamento, Sérgio Miranda, que conduziu o encontro; a coordenadora do Programa Fome Zero, Rosângela Sousa; a controladora-geral do Estado, Amparo Esmério; o presidente da Agespisa, Merlong Solano; a coordenadora do Programa Permanente de Convivência com o Semi-Árido, Lúcia Araújo; o representante da Superintendência do Banco do Nordeste (BNB), Getúlio Lopes de Oliveira; Raimundo Pereira, um dos coordenadores dos fóruns; entre outros.

Durante o evento, os gestores destacaram a importância da realização, por parte do governo, dessa consulta entre a população dos diferentes municípios por meio da eleição de ações importantes e prioritárias para o desenvolvimento do Estado.

Para o representante do BNB, Getúlio Lopes, são muitos os anseios e necessidades dos municípios, e é impossível fazer tudo. “Realizar esse fórum é importante, porque diante das muitas necessidades dos municípios, é preciso que se conheçam aquelas que são prioritárias. E foi isto que vimos aqui durante esses dois dias. O Banco do Nordeste é um parceiro que também procura sempre desenvolver o Estado."

Rosângela Sousa destacou as ações do Programa Fome Zero no Território Entre Rios. “Os recursos dos programas de transferência de renda do território, no mês de junho deste ano, totalizam R$ 7 milhões. Em Teresina, são 58.095 famílias beneficiadas, que representam recursos na ordem de R$ 3.612.632,00”, informou. Além dos programas de transferência de renda, a coordenadora destacou, ainda, a importância do trabalho das ações voltadas para a geração de trabalho e renda, bem como para a educação alimentar e paro fomento dos conselhos de segurança alimentar.

Amparo Esmério, da Controladoria-Geral do Estado, deu ênfase à questão do controle social. “É importante a participação da sociedade civil através dos movimentos sociais, sindicatos, organizações, associações e igrejas nesse processo de construção de um Piauí melhor, levando mais formação para as zonas rurais e também para as periferias para que todos possam acompanhar esse controle e ter mais cidadania."

De acordo com o secretário Sérgio Miranda, do Planejamento, todas as ações apresentadas nas discussões das diferentes oficinas no Território Entre Rios se somarão às realizadas nos demais territórios para formar o PPA, que, juntamente com o Orçamento do Estado, será encaminhado, até o fim deste mês, à Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi) para apreciação dos deputados.

Raimundo Pereira encerrou oficialmente o encontro, agradecendo a participação de todos "sem o que seria impossível a construção do plano traçado".



Imprimir esta página Enviar matéria

Outras Notícias do Dia

COMUNICAÇÃO
Coordenadoria de Comunicação Social - CNPJ - 05.810.478/0001-09
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 774 - Centro - CEP 64.000-160 - Teresina - Piauí Telefone: 86 2107 3313

Programação e Hospedagem: ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí