Piauí Terra Querida

Animação feita em flash

 
Domingo, 16 de junho de 2019
Tamanho da Letra
RSS
 
Piauí mostra produtos em Brasília
05/10/2007 08:27
por José Marques Filho
Foto: Divulgação
Piauí expõe artesanato em Brasília
Piauí expõe artesanato em Brasília

Produtos piauienses derivados do caju, mel (produzido na Associação dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes) e o artesanato (da Associação de Artesanato da Comunidade Quilombola Potes, do município de São João da Varjota) estão em exposição na IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que começa nesta quinta-feira (4) e vai até domingo (7). O evento está sendo realizado no Pavilhão da Expo-Brasília, no Parque da Cidade, em Brasília.

De acordo com o diretor-geral do Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí), Francisco Guedes, um dos coordenadores da participação do Piauí na feira, o evento busca incentivar os agricultores familiares a mostrarem seus produtos em mercados diversos. “Nesta feira, estão produtos de agricultores familiares de todo o Brasil que buscam, com isso, novas estratégias de comercialização”, explica.

A presidente da Associação de Artesanato da Comunidade Quilombola Potes, Maria Irene, disse que já comercializa esses produtos numa loja que fica na própria comunidade e em um estande na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina. “Esta é a primeira vez que viemos para cá e onde temos um estande, mas estamos preparados para atender futuros pedidos. Temos uma amostra de algumas peças produzidas na comunidade. São 166 produtos, como potes, tigela, pratos, panelas. Os preços variam de R$ 1,50 até R$ 200,00”, diz.

Dionísio Moura, da Associação dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes, disse que a produção dos associados é direcionada para a exportação, principalmente para os Estados Unidos. Até o mês de maio, quando se encerrou a safra deste ano, foram produzidas 130 toneladas. Para entender melhor, isso corresponde a sete caminhões de mel.

Dionísio Moura explica que, em função do câmbio, este ano a safra foi vendida para Estados como São Paulo e Goiás, e o governo adquiriu boa parte do mel através do programa de Compra Antecipada. A associação tem 930 integrantes.



Imprimir esta página Enviar matéria

Outras Notícias do Dia

COMUNICAÇÃO
Coordenadoria de Comunicação Social - CNPJ - 05.810.478/0001-09
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 774 - Centro - CEP 64.000-160 - Teresina - Piauí Telefone: 86 2107 3313

Programação e Hospedagem: ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí